28 de dez. de 2009

A estranha noite de Natal da Aldeia de Santo Oszwórnycs

Todo Natal na aldeia de Santo Oszwórnycz, à meia-noite, eles aparecem urrando lá na curva do cemitério e... Bem, vamos começar a historia desde o seu principio.

A aldeia de Santo Oszwórnycz fica situada na Baixa Oirderânia. Hoje a aldeia está abandonada, mas houve época em que foi habitada.

Dentro em breve, na Noite de Natal, será realizada a cerimônia do Santo Ósculo da Unção – disse Naémbik, o abridor de portas do templo – O nosso venerando rei morreu e devemos, portanto, escolher um novo soberano.

- Como era bom o nosso rei... – respondeu Klésperin, o acendedor das velas do templo – quem haverá de substituí-lo?

A cerimônia do Santo Ósculo da Unção era aquela em que um dentre o povo, escolhido pelas suas virtudes, era ungido rei. Em cada sucessão, o povo da aldeia de Santo Oszwórnycz se maravilhava enternecido com o grande milagre. Quando o escolhido osculava o inocente Menino Jesus na manjedoura e, depois, a face ensangüentada do Cristo crucificado, o Cristo na cruz, erguendo sua mão direita, destilava pelos dedos óleo e mais óleo santo sobre a cabeça do novo rei e lhe osculava a face. Era o Santo Ósculo da Unção. O novo rei passava então a reinar sobre a aldeia de Santo Oszwórnycz e sobre as aldeias e cidades do reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário