skip to main
|
skip to sidebar
28 de dez. de 2009
Faixa 01 - Nos tempos de Zé Coimbra (gravação de 11/07/2006)
Clique no botão "
play
" (acima) para ouvir, ou clique
aqui
para baixar o arquivo em formato MP3.
1.
W. pede desculpa para alguém que bate à porta (acho) e fala sobre o artista plástico mocoquense
Zé Coimbra
("foi como um pai pra mim"). Getúlio fala sobre Coimbra: o expressionista, o primitivista (hoje de reconhecimento internacional), o servente de grupo escolar e semi-analfabeto Coimbra.
2.
W. fala sobre o início do estudo de kanji, aos 13 anos, e da primeira professora, Shizuku Otsubo.
3.
W. fala sobre o encontro com uma senhora nissei catedrática, conversando em japonês num sítio perto do Rio Canoas. Para saber o kanji é preciso ter uma iluminação. Fala sobre os estudos de outras línguas: árabe (estudou com o Aziz, que morreu há pouco tempo), russo, alemão, inglês...
4.
W. fala sobre o professor de russo e de outras línguas, um frei franciscano comunista, preso durante a revolução, quer dizer, o golpe militar de 1964.
5.
Getúlio pergunta se o frei influenciou a parte religiosa de W., que diz que não. W. diz que sua formação foi esotérica (acho que o Círculo Esotérico era um grupo que se reunia em Mococa), com influência do Zé Coimbra. W. fala de sua fase comunista.
6.
No Círculo Esotérico, fez amizades e conheceu grandes obras literárias, políticas e esotéricas, por influência do circulista Almeida Magalhães (dele ou dos livros que ele doou à Biblioteca?). Na Biblioteca (onde hoje é o INSS), Zé Coimbra diz que é do Círculo Esotérico.
7.
Zé Coimbra tinha contatos com Jorge Amado, L.C. Prestes, Capitão Bezerra (que foi hospedado na casa do Anísio?, sem o Anísio? saber disso, pelo que entendi).
8.
Getúlio fala que quem buscou o Prestes em Ribeirão pra dar a palestra no Teatro Municipal de Mococa foi o Zé Coimbra (há dúvidas se foi, ou e foi o Silas), e que o Zé admirava tanto o Prestes que, no caminho, enquanto o Prestes dormia, o Zé olhava para ele e dizia: "Olha que gracinha!"...
9.
W. diz que quando o Prestes fazia aniversário, o Zé Coimbra e os comunistas soltavam foguete. A polícia ficava de tocaia pra saber de onde vinham os fogos. W. explica como despistavam a polícia (colocavam bombinha perto da delegacia, e soltavam o foguete lá longe).
10.
A data do aniversário do Prestes era a mesma da do Padre Donizete (um padre "milagreiro" da cidade vizinha de Tambaú-SP). Se a polícia pegasse os comunistas, os comunistas gritavam: "Viva o Padre Donizete!".
11.
W. fala do discurso de Jorge Amado aos comunistas, no meio do mato, escondidos da polícia (estavam em 11; o Zé Coimbra era um deles), quando foram cercados pela polícia, em Ribeirão Pires.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um blog do quê?
Aqui há o que foi salvo dos escritos de
Washington Moraes
. Ainda há muito para colocar aqui (em processo de digitalização).
Poliglota e autodidata, tem uma vasta produção de poemas, canções e contos que ganharam concursos em sanatórios, foram publicados na imprensa local ou foram resgatados à revelia da caixa velha do seu quartinho.
Washington
é materialista-esotérico, comunista-primitivo, apreciador dos ideogramas, especialmente os kanjis, o que faz dele um verdadeiro poeta marginal, um Bukowski com pequenas pretensões.
"256 fundos" é o número da casa em que Washington vive, sozinho, próximo à rodoviária de Mococa.
O blog ficou fora do ar uns tempos, não por repressão do "status quo" mocoquense, mas sim por intrigas de pseudo-rebeldes que diziam que o blog queria ganhar explorar comercialmente a imagem do Washington (justo um blog gratuito? e ainda é possível vender poesia?). Mas, o apelo foi imenso para que o blog não saísse do ar.
Pesquisa, textos, fotos e gravações deste blog:
Maycon Alves (historiador), Getulio Cardozo (poeta), Paulo José Vieira (poeta) e Gustavo Leonardi (músico).
Categorias de texto
Áudio
(15)
Canções
(7)
Cartas
(1)
Comentários
(1)
Contos
(13)
Falas
(8)
Fotos
(24)
Poemas
(33)
Receitas
(1)
Reflexões
(2)
Rezas
(1)
Visão do Espírito Santo
(1)
Seguidores
Nenhum comentário:
Postar um comentário