28 de jan. de 2010

Receita da Mãe Preta (bolo na barra da batina, antiquíssima receita mocoquense)

Dois ovos gorados, ½ metro de tripa de vaca tuberculosa, ½ colher (de sopa) de gosma de urubu e ½ kg de bernes de cachorro vira-lata.
Bate-se tudo em um valhacouto de sicários. Pódice, assim como é uso na culinária mocoquense, bater tudo em um valhacouto de asseclas energúmenos, quando não se tem à mão um valhacouto de sicários.
Leve-se depois, ao forno. Já cozido, acrescenta-se uma pitada de vezo de ucasses e ½ xícara de cabotino sacripanta coado em jornal tradicional.
Pódice, querendo, saborear esta douçura acompanhada de um biltre, de um acipitino ou de uma malta acintosamente disposta em camadas ignaras.

Um comentário:

  1. Puxa, tá difícil entender o texto, Washington. Até o momento, já gastei 15 minutos procurando a definição das palavras difíceis. Bem feito pra mim, quem mandou eu entrar no blog de um erudito poliglota, versado em Chinês Mandarm? (rs) Me corrija se eu estiver errado:
    Gorado = estragado
    Valhacouto = morada ou refúgio de gente má
    sicário = homem perverso
    Assecla = capanga
    Energúmeno = pessoa ignorante
    Vezo = costume
    Ucasse = resolução ditatorial
    Cabotino = pessoa que alardeia em torno do próprio nome
    Acipitino = (não achei definição em dicionários)
    biltre = homem infame
    Malta = bando
    De acordo com as definições que encontrei, "valhacouto de sicários" é uma redundância, certo?
    Tenho de concordar que sua "Receita" descreve com precisão o ambiente político, não só de Mococa, mas de todo o Brasil. No caso de Mococa, é impossível não perceber que tem algo “gorado” por aqui. Basta notar a quantidade imensa de buracos nas ruas, que já estavam virando cisternas ( agora, temos que dar crédito ao novo prefeito que começou a recapear a cidade), o matagal que toma conta dos terrenos, falta de iluminação pública, cachorrros soltos pelas ruas, ausência de árvores nas calçadas, etc). Os fatos mostram que o povo adora eleger "sicários" e "biltres"( me incluam fora dessa; nunca ajudei a eleger Collor, Hildebrando, João Alves, Zé Dirceu, Palocci, Maluf, Sarney e CIA LTDA)
    Para o sociólogo Alberto Carlos Almeida, que escreveu o livro “ A Cabeça do Brasileiro” (assisti a uma entrevista dele no programa Roda Viva), mais tempo de estudo dará aos brasileiros valores mais nobres, essenciais para o crescimento do país. O que tenho visto, entretanto, é que de cada 10 jovens, 9 são viciados em Counter Strike. Óh! Quem poderá nos socorrer ?...

    ResponderExcluir